sábado, 26 de janeiro de 2013

Um pouco da minha história com o Crohn

Criei esse blog com o intuito de compartilhar o meu dia-a-dia sendo uma portadora da Doença de Crohn. Há exatamente 1 ano e 2 meses descobri a doença, depois de quase 2 meses sentindo dores abdominais e vomitando muito procurei um gastro que solicitou exames de ultra e tomografia com urgência. Ele analizando os resultados dos exames concluiu que eu tinha Doença de Crohn e no mesmo dia tive que ficar internada pois não evacuava e por isso corria o risco de fazer uma cirurgia para desobstruir o local do intestino que estava inflamado e dificultando eu evacuar,e também para tomar a medicação necessária para passar as dores. Fiquei 10dias internada tomando corticóide, antibiótico, soro...e graças a Deus só com ajuda da medicação meu intestino desobstruiu e não precisei fazer nenhuma cirurgia. Apos essa internação passei 1mes fazendo o uso em casa de corticóides, fiquei bem inchada. Fiz a endoscopia e a colonoscopia para confirmar o diagnóstico, sendo que para começar o tratamento demorou um pouco, minha mãe preferiu trocar de médico, foi ai que tive uma piora. Em 2meses emagreci 22kg, por causa dos vômitos que se tornaram constantes, e também pelo inicio do tratamento com Humira e Azatioprina. Fiquei muito ruim e esse novo medico apenas mandava eu ter paciência que a medicação iria começar a fazer efeito, mas eu só piorava...meu cabelo caia,meu rosto se encheu de espinhas,eu tinha muito cansaço,fiquei com aspecto de anoréxica! Fiquei um pouco depressiva, não tinha ânimo para sair, me arrumar,tinha vergonha das pessoas me olhando. É muito complicado. Por "sorte" do destino fui a uma proctologista muito boa e contei o que estava ocorrendo e ela conhecia os dois médicos que eu fui e recomendou que eu voltasse para o primeiro medico que me internou. Voltando pra ele tudo melhorou...comecei a tomar Humira semanalmente em vez de ser a cada 14 dias e ele cortou a azatioprina, pois era ela que me dava o cansaço. Ele proibiu que eu comece tudo que tivesse lactose e glutén e mandou eu procurar uma nutricionista. Antes disso fui a um dermatologista para tratar da queda de cabelo e das espinhas. Minha vida estava começando a melhorar, minha auto-estima estava voltando. Quando consegui a consulta com a nutricionista ai sim,minha vida melhorou 100%, pois agora eu sabia tudo direitinho, o que eu poderia comer sem me causar dores e vômitos, alem do mais iria voltar ao meu peso certo. Atualmente estou muito bem,faz quase 3meses que estou sem dores,vômitos ou qualquer sintoma grave, as vezes dá uma roncadeira na barriga...rsrsrsrs mas nada de dores,o que é muito bom. Estou seguindo a dieta a risca e estou muito bem! Também melhorei bastante depois que comecei a sair, minha mãe alugou uma casa de praia e me faz muito bem ir lá,ver o mar,tomar um banho de mar me tranquiliza,me faz um bem danado...recomendo pra qualquer pessoa! Ficar ao lado das pessoas que amamos e nos dão força também é fundamental,o nosso psicológico está muito ligado ao Crohn,então quanto mais relaxado e feliz você estiver melhor!

Ficou um pouco grande o post,mas vou tentar não ficar muito cansativo os próximos. Pretendo postar aqui no blog sobre minha alimentação, receitas que não agridam o nosso intestino, alguma novidade sobre a doença que eu encontrar ou souber, meu dia-a-dia,como estou lidando com a doença. Enfim, espero que gostem do que eu postar e na medida do possível pelo menos 2 ou 3 vezes por semana irei postar alguma coisa pra vocês!

Beijão a todos e fé em Deus sempre!

Um comentário:

  1. Òla Roberta,legal seu blog heim..tbm tenho crohn e fiz como vc um blog qqr dia da uma olhadinha lá!!
    http://comcrohn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir